03 maio 2010

DIA 2 DE MAIO DE 2010 - Epílogo

Inicio esta minha crónica com um bem haja ao companheiro Tino pela sua colaboração nestas lides que, de imediato e talvez para ocupar o tempo que medeou a sua deslocação ao Estádio do Dragão, para assistir ao "adiamento" da tão anunciada "festa de campeão" do seu clube, publicou neste nosso blog o resumo do "treino" desta manhã de Domingo, em que se comemorou o "Dia da Mãe".


Contudo, como na última frase da sua crónica, aliás, elaborada de forma invulgarmente douta, o companheiro Tino deixou a "porta" entreaberta para a minha eventual "entrada", nomeadamente no que respeita a "mais pormenores", aqui estou eu, apenas para, no meu entendimento, acrescentar uns "mini" aperçoamentos para a descrição em causa alcançar a marca de completa perfeição.


Assim, convém referir, que dos oito elementos presentes em Miramar, sete eram companheiros do "Giro do Mar" e o restante era o amigo Zé Costa. E, bem assim, que antes da partida, o BU, como é habitual, mimou os companheiros com um cafézinho.


Por outro lado, durante os cerca de 80 kms percorridos, também será de dizer, mais uma vez, que foram necessários os habituais resmunganços (de que alguns por vezes sentem falta) para o pequeno grupo de oito cicloturistas se manter junto. Com efeito, e sem me importar que alguns (muitos ou poucos...) estejam a pensar "lá está ele de novo a bater no ceguinho", e ainda sem querer comparar com o sucedido no passado domingo (dia 25 de Abril), mais uma vez os ritmos que teimaram em impor são tudo menos para cicloturistas. Eu não fui, não sou, nem pretendo ser ciclista. Apenas gosto de andar de bike, se possivel em grupo, conciliando o convivio. Se fosse minha intenção percorrer quilómetros com o intuito de obter médias que possam, quiça até ferir algumas susceptibilidades, então procuraria as provas organizadas pela UVP/FPC, que até são abertas a veteranos (que creio será o escalão apropriado à maioria, senão de todos, os companheiros do Giro do Mar). Aí sim, a competição é o objectivo único de todos os participantes. Mas, no "Giro do Mar", os objectivos sempre foram e pelo que me respeita serão sempre, o de partilhar o gosto pelas bikes com companheiros e amigos. Quanto muito, haverá a tal "competição saudável", que se manifesta neste ou naquele "ponto quente", provocando uns "ataques repentinos de tosse"... que impedem um ou outro, em determinado momento do percurso, acompanhar os restantes companheiros de ocasião, mas que com o companheirismo e sentido de grupo que impera no "Giro do Mar", a recolagem acontece de imediato, com o abrandar de ritmo dos mais adiantados. "Isto", para mim, é o verdadeiro grupo do "Giro do Mar". Os "números" referidos nas minhas crónicas, relativamente a distâncias percorridas e médias obtidas nos treinos, apenas têm como objectivo ficarem como "dados registados". Nada mais do que isso...


Posto isto, faltou ao companheiro Tino indicar de forma clara e inequivoca que o BU foi a figura do "treino", não só pelas "vitórias" referidas, mas também pelas perfomances demonstradas nas constantes recuperações que foi "obrigado" a fazer para se manter no grupo dos oito cicloturistas.


Pelo que me respeita e para que nunca restem dúvidas, o que mais desejo à Sexta-feira de cada semana, é que o tempo permita no Domingo seguinte reunir-me em Miramar com os companheiros do "Giro do Mar" para partilhar momentos de convivio e do gosto de andar de bike, mas sempre estarei "preso" aos meus ideais e à consciência dos meus limites. Nunca para provar ao companheiro A, X ou Z, que sou o melhor da minha rua e arredores !


Até Domingo, pelas 09.00 horas, e acompanhando os desejos do amigo Tino, "com um maior número de companheiros".


SAUDAÇÕES CICLOTURISTAS !

1 comentário:

aamorim disse...

Oh meu Amigo... Eu apenas abri os tópicos para que fossem devidamente finalizados!!! E que bem que foram...
Tenho um problema grave de resolver... Como ser o melhor da minha rua, que tem cerca de 4,5 kms??? Não vai ser nada fácil. E ainda para mais com uma grande falta de treino e "talvez" algum excesso de peso (será???).
E, já agora, no próximo domingo devo estar ausente, tenho intenções de fazer a meia maratona de Esmoriz. Se não for ao atletismo, então lá estarei em Miramar.
Abraço
Tino