17 maio 2010

DIA 16 DE MAIO DE 2010 - ROTA DA PONTE DA VARELA

Nesta manhã de Domingo soalheiro, mas com a presença de vento (ainda fraco) de Norte, reuniram-se em Miramar, catorze cicloturistas, sendo treze companheiros do "Giro do Mar" e o amigo Zé Costa.

Depois dos cumprimentos e abraços, bem como tomado o café oferecido pelo BU (para quem merece!), lá arrancamos de Miramar ainda sem destino bem definido, mas virando em direcção a Sul.

O grupo foi rolando, logo de inicio, numa cadência agradável (com uma ajudinha do vento de Norte) e aproveitando alguns companheiros para colocar as novidades em dia.

Apesar da presença de companheiros mais rodados e até de uns quantos ansiosos de "aquecer", depois de uma aventura enregerada entre Bragança e o Porto que tiveram a meio da semana, o grupo dos catorze cicloturistas foi-se mantendo unido e num bom ritmo de pedalada.

Depois da passagem por Esmoriz, abandonámos a EN109, virando à direita, tomando o caminho da Mata em direcção ao Furadouro.

Ao terminar o caminho da Mata, colocou-se a hipótese de dois percursos de treino : um, em direcção à Feira, subindo até Canedo, para descer até à Barragem de Crestuma, seguindo até ao Freixo, local onde seguiriram para a Areosa três companheiros da familia Maia (Pai, Mãe e Filho), regressando a Miramar os restantes, pela marginal e cais de Gaia ; outro, em direcção à Torreira (Ponte da Varela), com regresso pela mesma estrada, tomando a direcção da Feira, cortando pelo Europarque e regressando a Miramar pela EN109.

Para a primeira das alternativas seguiram (inicialmente) nove cicloturistas e pela segunda optaram cinco companheiros do "Giro do Mar".

Como o escriba desta crónica inseriu o grupo da segunda alternativa de treino, apenas farei referência às incidências deste percurso. Contudo, relativamente ao resumo da primeira hipótese de percurso, a respectiva crónica ficará a cargo do companheiro Tino, o qual inseriu o grupo e também colabora nestas lides da escrita.

Assim, voltando ao grupo que tomou a direcção da Torreira, depois da rotunda do Furadouro, para mantermos uma cadência certa, rolamos em fila indiana, passando pela frente do grupo, alternadamente, o escriba desta crónica e o nosso Vice, já que os restantes companheiros mantiveram-se na rectaguarda.


Depois de "dar a volta" em frente à Ponte da Varela e no regresso à rotunda do Furadouro, tivemos a companhia do amigo Zé Costa, que havia "abandonado" o grupo que seguira para os lados de Canedo, depois de, naturalmente, ter obtido a devida "autorização" do seu "mentor" - o Natas.


Conforme referiu o amigo Zé Costa, no percurso entre Ovar e o inicio da subida para a Feira, tirou logo as medidas aos andamentos de que ia ficar sujeito. De modo que, antes que lhe desiquilibrasse a "cambota", fez inversão de marcha e veio ao encontro de andamentos mais "cicloturisticos".


E, em boa hora o decidiu, pois ainda colaborou na frente do seu "novo" grupo, já que o vento soprava bem mais forte e de frente, quando apenas se mantinha a rotatividade do escriba desta crónica e do Vice, na frente do pequeno grupo.


No regresso à rotunda do Furadouro, tomamos a direcção da Feira, regressando a Miramar, pela estrada do Europarque e posteriormente pela EN109. O grupo foi colaborando no sentido de não ficar nenhum elemento para trás, dado que um dos companheiros menos rodados, depois de Esmoriz, começou a sentir a aproximação do "diabo da marreta".

Chegamos a Miramar com cerca de 80 kms percorridos e com algum desgaste acrescido pelo forte vento que "apanhamos" de frente, principalmente desde a Torreira.


Como figuras do treino, poderei destacar o BU, tal como tem sucedido nos últimos encontros, demonstrou estar em boa forma, aplicando os seus demolidores sprintes em pontos estratégicos. Igualmente saliento a presença do companheiro Fernando (Progado), que há muito se mantinha afastado do "Giro do Mar", sendo certo que mantemos a "porta" aberta para quem vier por bem !

Durante esta semana, todos os companheiros do "Giro do Mar" receberão um SMS com a indicação da data para a realização da "XII CLÁSSICA MIRAMAR-FÁTIMA". Desde já, agradeço a oportuna confirmação da presença neste tradicional evento, no sentido de facilitar as demarches necessárias a levar a cabo pela Direcção.

Até Domingo, pelas 09.oo horas, em Miramar.

SAUDAÇÕES CICLOTURISTAS !

2 comentários:

aamorim disse...

Perdão, terei lido bem?!!!
O Vice esteve na cabeça do pelotão???
A fazer o quê? A abrandar o pelotão, é claro. Só pode ter sido!!!
Já me arrependo de ter ido para o outro lado... só pela possibilidade de ver o Presidente e o Vice a puxarem valia a pena.
Eh, eh.
Tinus

Tico disse...

com jeitinho ate o progado passou pela frente. eheheh ah granda paniscana...nomeava-te ja equipiet da epoca 2010.