15 abril 2010

DIA 11 DE ABRIL DE 2010

Nesta manhã de Domingo, com o Sol a brilhar e uma temperatura bem agradável (a cheirar a Verão), marcaram presença em Miramar nove companheiros do "Giro do Mar" e dois amigos, para umas pedaladas em grupo.

Será de salientar que dos presentes faziam parte alguns dos companheiros que regressaram agora à estrada depois de uma temporada a pedalar de BTT pelos trilhos dos montes. Acresce que se encontravam cinco companheiros que na passada semana, percorreram em BTT os Caminhos de Santiago de Compostela, com partida da Sé Catedral do Porto.
Após reunido o grupo de 11 cicloturistas, saimos de Miramar com destino um tanto incerto, mas que se previa ser bem animado e com "alguns" quilómetros, tomando a direcção de Ovar.
Assim, que passamos a Granja e "entramos" na EN 109, os habituais "papa-léguas" tomaram a frente do grupo e o ritmo de pedalada passou a rondar os 29/30 kms/hora, apenas reduzindo quando o BU lançava uma das suas "reclamações" : Nem no Paris-Robaix !!!
Após um desvio da rota habitual, fizemos a "Mata do Furadouro", no sentido Norte-Sul, e tomamos a direcção da "Ponte da Varela", sempre num bom ritmo e com os companheiros que vieram do "monte" a provar o seu execelente momento de forma, principalmente no que diz respeito a rotação de pernas.
Chegados à rotunda situada em frente da "Ponte da Varela", apesar da tentativa gorada do Tino em seguir para Estarreja, o grupo regressou pelo mesmo caminho, até à rotunda do Furadouro, seguindo depois em direcção à Feira, fazendo o percurso pelo Europarque até "entrar" de novo na EN 109 e rumar a Miramar.
Apesar da manifesta diferença de forma de alguns companheiros que, neste momento, têm menos quilómetros nas pernas, o grupo foi-se mantendo unido, com a necessária redução de ritmo dos mais "rodados", principalmente na parte final do treino, ou seja após os 60 kms percorridos.
Como "figuras do treino" ficam aqui referidos os "regressados" à estrada - os companheiros do "monte" - nomeadamente o Tino, o Fernando e a Lady Paula, já que o Natas foi dando um "pézinho" na estrada e outro no monte.
Neste treino, terá que ficar registado o BU como o "azarado do dia" : vitima de dois furos e numa altura em que o terreno mais inclinava, ou seja na subida para a Feira e entre a Granja e a Aguda, quando já se preparava para "atacar" o sprint final no Horto de Miramar.
Chegamos a Miramar, com mais de 70 kms percorridos e uma média na ordem dos 27 kms/hora, o que se poderá considerar muito bom, tendo em conta as duas paragens forçadas para solucionar os furos do "azarado do dia".
Para terminar, uma referência para os dois amigos que nos acompanharam - o Gouveia e o Zé - que se inseriram no grupo e adoptaram o espirito de companheirismo, nomeadamente o Gouveia, com as suas habituais e preciosas "ajudas" ao BU, nos terrenos mais inclinados. O meu bem haja !
Foto de Família do "Giro do Mar" (falta o Tino que já estava a caminho de casa)

No próximo Domingo, lá estaremos, pelas 09.15 horas, de preferência com a presença de mais companheiros. Temos de recuperar os treinos perdidos, principalmente pelas chuvas dos últimos meses.

SAUDAÇÕES CICLOTURISTAS !

Sem comentários: