26 maio 2009

16 DE MAIO DE 2009 - "GIRO DO MAR" EM FÁTIMA

Como convidados dos amigos da "Ecobike", um grupo de sete companheiros do "Giro do Mar" participou, no dia 16 de Maio, na "III Travessia de Cicloturismo, entre Vila Nova de Gaia e o Santuário de Fátima".
Apesar do dia ter amanhecido bastante chuvoso e com um céu "carregado" de nuvens a deixar poucas perspectivas de uma eventual melhoria, o grupo foi-se compondo, de modo a partirem da Avenida Beira Mar, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, mais de trinta cicloturistas (com Bikes de estrada e de BTT).
Após as habituais e sempre necessárias recomendações do mentor desta "clássica" - o Zé Gouveia - o pelotão partiu da referida Avenida, disposto a percorrer os mais de 200 kms até ao Santuário de Fátima, apesar da chuva (miudinha mas sempre aborrecida) que teimava em cair.
O pelotão fez uma primeira paragem em Estarreja, que serviu para "reunir as tropas" e até para nos "aliviarmos" dos impermeáveis, já que a chuva resolvera dar-nos tréguas e do céu até pareciam querer "sair" alguns raios de Sol - quiça atraidos pelo Sol das camisolas do "Giro do Mar"!
O grupo do "Giro do Mar", na sua qualidade de convidados, integrou sempre o meio do pelotão, fazendo com que todos os companheiros se mantivessem próximos, deixando para os Ecobiker's a frente do pelotão e o consequente controle do ritmo de pedalada.
A segunda paragem (própriamente dita) deu-se na Figueira da Foz, onde o pelotão (grande parte) aproveitou para um repasto mais consistente, seguido de mudas de roupa e o cafézinho (sem cheirinho).


Os companheiros do "Giro do Mar", após a paragem na Figueira da Foz
Partindo da Figueira da Foz - com o Sol a raiar - o pelotão (grande parte) já refeito e com as baterias carregadas, rumou a Leiria, com os companheiros do "Giro do Mar" a tomar a frente do grupo onde se encontravam inseridos.


Um primeiro plano do "nosso" BU e do Vice
Chegados a Leiria e depois de mais um "reunir de tropas", o pelotão percorreu o centro da cidade tomando o caminho de Fátima. Nestes últimos quilómetros da "Travessia", o grupo dos companheiros do "Giro do Mar" (na sua maioria) colocou-se sempre na frente, demonstrando uma boa forma nesta altura do ano. De realçar o excelente comportamento do BU ao longo dos mais de 200 kms percorridos, tendo, nomeadamente, cativado a simpatia e amizade de grande parte do pelotão, rendido à sua perfomance e vitalidade.
A chegada ao Santuário de Fátima é sempre um momento único, pelo que a satisfação de todos era evidente, e para os companheiros do "Giro do Mar" estava cumprida mais uma participação num evento que esperam vir a repetir mais vezes.
Dois companheiros do "Giro do Mar" - a Lina e o Ferro - numa pequena paragem de "controle"
Depois de aliviados dos pecados - e que não terão sido tão poucos - e enquanto aguardavamos (os companheiros do "Giro do Mar") pela indicação do Gouveia qual o caminho a seguir para o local destinado ao retemperador banho e arrumar de bikes, fomos milagrosamente "cair" à porta do paraíso (um quáse despercebido snak-bar) onde esparavam por nós uns celestiais pasteis de nata que nos souberam divinadamente !
Já lavadinhos e bem cheirosos, participamos e colaboramos no repasto orientado pelos Ecobiker's, rematado a final com uns souvenires (alguns até bem apropriados... caso do Ferro) para todos os participantes.
Em nome dos companheiros do "Giro do Mar", fica aqui público o nosso muito obrigado aos amigos do "Ecobike" pelo convite para a participação neste evento, que esperamos se mantenha no V/calendário do próximo ano (a "IV" Travessia). Bem hajam !
SAUDAÇÕES CICLOTURISTAS !

Sem comentários: