27 maio 2009

DIA 24 DE MAIO DE 2009


Nesta manhã de Domingo (com o tempo um tanto incerto) compareceram nove companheiros do "Giro do Mar" para partilhar mais umas horas de convivio e pedaladas. De salientar a presença do companheiro Tico (El Contador) que há muito não nos fazia uma visitinha.
Como convidados : estavam o Gouveia e o Wagner.
O grupo saiu de Miramar, por volta das 09.30 horas, com o percurso mais ou menos destinado, ou seja até Estarreja. Mas, quando se tem uma "lebre" como o Wagner e um "timoneiro" como o Fernando Maia, o destino torna-se incerto...
A Estarreja chegamos quáse de "expresso" - nem dava para apreciar a paisagem - e o regresso a Miramar foi "brindado" com a "volta ao Pinheiro". De nada valeram os "queixumes" do BU !
Acabamos por percorrer cerca de 100 kms, numa média final de 29,00 kms/hora, o que se revelou um óptimo treino, tendo em conta as várias subidas que fizemos e até o vento contra que se fazia sentir no sentido de Sul.
Como "figuras" deste "passeio" destaco o Fernando Maia e o António, quer pela sua entrega na frente do grupo, quer nas "ajudas" ao Bu nos terrenos mais "inclinados" - neste particular, terei de referir igualmente o Tico, o Gouveia e o Roger. Bem hajam !
Ainda uma referência para a Lady Paula - cuja ausência lamentamos no grupo do "Giro do Mar" que participou na ida a Fátima com o "Ecobike" - que marcou a sua presença na frente do grupo aquando do último "prémio da montanha" situado em Espinho.
Uma "nota" final para os dois "convidados" : o Gouveia, como já vem sendo referido, tem todas as caracteristicas de um companheiro do "Giro do Mar" (só lhe falta a camisola) e o Wagner, apesar de quáse estreante no grupo, ficou com a "porta aberta" para futuras "visitas", sem precisar de "tocar na campanhia" !


Foto de Familia do "Giro do Mar"



SAUDAÇÕES CICLOTURISTAS !





26 maio 2009

16 DE MAIO DE 2009 - "GIRO DO MAR" EM FÁTIMA

Como convidados dos amigos da "Ecobike", um grupo de sete companheiros do "Giro do Mar" participou, no dia 16 de Maio, na "III Travessia de Cicloturismo, entre Vila Nova de Gaia e o Santuário de Fátima".
Apesar do dia ter amanhecido bastante chuvoso e com um céu "carregado" de nuvens a deixar poucas perspectivas de uma eventual melhoria, o grupo foi-se compondo, de modo a partirem da Avenida Beira Mar, em Canidelo, Vila Nova de Gaia, mais de trinta cicloturistas (com Bikes de estrada e de BTT).
Após as habituais e sempre necessárias recomendações do mentor desta "clássica" - o Zé Gouveia - o pelotão partiu da referida Avenida, disposto a percorrer os mais de 200 kms até ao Santuário de Fátima, apesar da chuva (miudinha mas sempre aborrecida) que teimava em cair.
O pelotão fez uma primeira paragem em Estarreja, que serviu para "reunir as tropas" e até para nos "aliviarmos" dos impermeáveis, já que a chuva resolvera dar-nos tréguas e do céu até pareciam querer "sair" alguns raios de Sol - quiça atraidos pelo Sol das camisolas do "Giro do Mar"!
O grupo do "Giro do Mar", na sua qualidade de convidados, integrou sempre o meio do pelotão, fazendo com que todos os companheiros se mantivessem próximos, deixando para os Ecobiker's a frente do pelotão e o consequente controle do ritmo de pedalada.
A segunda paragem (própriamente dita) deu-se na Figueira da Foz, onde o pelotão (grande parte) aproveitou para um repasto mais consistente, seguido de mudas de roupa e o cafézinho (sem cheirinho).


Os companheiros do "Giro do Mar", após a paragem na Figueira da Foz
Partindo da Figueira da Foz - com o Sol a raiar - o pelotão (grande parte) já refeito e com as baterias carregadas, rumou a Leiria, com os companheiros do "Giro do Mar" a tomar a frente do grupo onde se encontravam inseridos.


Um primeiro plano do "nosso" BU e do Vice
Chegados a Leiria e depois de mais um "reunir de tropas", o pelotão percorreu o centro da cidade tomando o caminho de Fátima. Nestes últimos quilómetros da "Travessia", o grupo dos companheiros do "Giro do Mar" (na sua maioria) colocou-se sempre na frente, demonstrando uma boa forma nesta altura do ano. De realçar o excelente comportamento do BU ao longo dos mais de 200 kms percorridos, tendo, nomeadamente, cativado a simpatia e amizade de grande parte do pelotão, rendido à sua perfomance e vitalidade.
A chegada ao Santuário de Fátima é sempre um momento único, pelo que a satisfação de todos era evidente, e para os companheiros do "Giro do Mar" estava cumprida mais uma participação num evento que esperam vir a repetir mais vezes.
Dois companheiros do "Giro do Mar" - a Lina e o Ferro - numa pequena paragem de "controle"
Depois de aliviados dos pecados - e que não terão sido tão poucos - e enquanto aguardavamos (os companheiros do "Giro do Mar") pela indicação do Gouveia qual o caminho a seguir para o local destinado ao retemperador banho e arrumar de bikes, fomos milagrosamente "cair" à porta do paraíso (um quáse despercebido snak-bar) onde esparavam por nós uns celestiais pasteis de nata que nos souberam divinadamente !
Já lavadinhos e bem cheirosos, participamos e colaboramos no repasto orientado pelos Ecobiker's, rematado a final com uns souvenires (alguns até bem apropriados... caso do Ferro) para todos os participantes.
Em nome dos companheiros do "Giro do Mar", fica aqui público o nosso muito obrigado aos amigos do "Ecobike" pelo convite para a participação neste evento, que esperamos se mantenha no V/calendário do próximo ano (a "IV" Travessia). Bem hajam !
SAUDAÇÕES CICLOTURISTAS !

12 maio 2009

DIA 10 DE MAIO DE 2009



Nesta manhã de Domingo, despertamos com o céu escondido por algumas nuvens cinzentas que teimavam em "assustar" os menos crentes para a possibilidade de umas pedaladas em grupo sem molhar as bikes.

A verdade é que mesmo com a ameaça do tempo incerto, nove companheiros do "Giro do Mar" não se mostraram rogados e apareceram em Miramar, dispostos a pedalar e a conviver por algumas horas.


Dos companheiros presentes - retirando os mais habituais - foi agradável contar de novo com a presença do Fernando Maia, que tem andado "entretido" com os trilhos do BTT, do Ferro e do amigo Gouveia, que pelos breves contactos mantidos, já demonstrou perfilhar como um elemento do "Giro do Mar".



O grupo partiu de Miramar, com o percurso mais ou menos traçado, tomando a direcção do Furadouro, passando a Ponte da Varela, dando a volta a Estarreja, e regressando a Miramar, pela "velhinha" EN 109, com um pequeno "corte" pela subida (meia) da Feira, passando pela conhecida "Celeste", sendo percorridos cerca de 95 kms, numa média de 31,00 kms/hora (um pouco acima das médias habituais que o grupo habitualmente pratica).



O "passeio" decorreu de forma bem ritmada e numa pedalada quáse sempre muito viva (daí a média final), dada a constante passagem pela frente do grupo do Maia e do Tino, que aproveitaram para "pôr a conversa em dia" - umas autênticas máquinas a "vapor" - bem substituidos de vez em quando pelo António, que como não tinha parceiro para a "converseta", não abrandava o ritmo.



Durante as mais de três horas de treino, houve a necessidade de uma paragem forçada, dado um sempre aborrecido "furo", de que foi vítima o Carlão. Como facto positivo e digno de registo desta saída dominical, destaco a descoberta - finalmente - por parte do nosso "Vice", de um grupo de ciclistas bem à sua "altura" - três JUVENIS que nos acompanharam até ao Furadouro !



Como "figura" do passeio, tendo em conta a sua entrega e dedicação ao grupo, destaco o Fernando Maia (e isto sem pingo de bajulação, para conseguir uma massagem à borla), bem secundado pelo Tino e pelo António.



Chegados a Miramar e para constar dos "arquivos" da memória, aqui fica a foto de familia dos companheiros do "Giro do Mar" que aproveitaram mais uma manhã de Domingo para umas pedadas e um reconfortante convivio. Bem hajam a todos !



"GIRO DO MAR" - Foto de Familia


Relembro a todos os companheiros que se mantenham atentos ao nosso blog onde serão em breve publicadas as crónicas da "Aventura Porto-Santiago de Compostela em BTT" protagonizadas por elementos do "Giro do Mar" e do "Gil de Sousa". A "coisa" promete...

SAUDAÇÕES CICLOTURISTAS !




05 maio 2009

DIA 03 DE MAIO DE 2009

Nesta manhã de Domingo - dia comercialmente dedicado às Mães, apesar de pessoalmente considerar que a "dedicação" e o "mimo" faz mais sentido no dia-a-dia e nos gestos espontaneos - compareceram em Miramar onze companheiros do "Giro do Mar" para um salutar convivio e mais umas pedaladas.

As condições climatéricas convidavam a "saltar" da cama, apesar do vento de leste, por vezes forte, que se fazia sentir, ameaçando temperaturas altas, quando amainasse, o que veio a suceder.

Reafirmo as considerações da "crónica" anterior, relativamente à satisfação pessoal ao constatar a aderência dos companheiros do "Giro do Mar" em maior número, nestes momentos de partilha do gosto que nos une - as bikes.

Assim, para além dos mais "habituais", foi bom voltar a contar com a companhia do Dr. Mário, do Tino e, após algumas ausências justificadas pela dedicação ao BTT, da Lady Paula.

Tendo em conta a aproximação da realização de "clássicas" em que o "Giro do Mar" habitualmente participa, a partir deste mês de Maio, os "treinos" em grupo têm que aumentar a kilometragem, pelo que resolvemos repetir o percurso da passada Sexta-feira.

Saimos de Miramar, pelas 09.20 horas, em direcção ao Furadouro, tomando o rumo da Ponte da Varela, a qual passamos até Estarreja, regressando pela EN 109, fazendo meia subida da Feira, cortando à esquerda pela "Celeste" (que não se cansa de perguntar pelo Zé Luis...), "apanhando" de novo a EN 109, um pouco antes de Esmoriz, chegando a Miramar por volta das 12.30 horas.

A entrega do grupo ao longo dos cerca de 95 kms foi excelente, tendo-se, no final, revelado mais uma boa média de 29,50 kms/hora, apesar do vento contra, por vezes forte, que se fez sentir durante quáse todo o percurso. A distância foi percorrida sem nada de relevante a considerar, havendo que realçar mais uma boa prestação de todos, nomeadamente, o recém-regressado Dr. Mário que repetiu a boa perfomance da passada Sexta-feira (já há quem comece a desconfiar que tudo se deverá à aplicação dos conceitos do "pelouro", tais como "energia solar" ou mesmo "biodiesel" no bidon... que julgo serem apenas más linguas da "oposição").

Também uma "palavra" para a excelente forma demonstrada pelo Bu (um verdadeiro campeão de "saber" e controle dos companheiros mais "folgados"), do Carlão (mesmo depois de uma noitada de serenata e desbunda como "caloiro") e da Lady Paula, que demonstrou ter aproveitado bem o endurance dos "trilhos" do monte...

Como "figura" deste dia, vou repetir-me, já que terei de indicar o Natálio, bem acompanhado pelo Tino e pelo António, os quais desde o início procuraram manter um bom ritmo de pedalada, tomando por diversas vezes a "frente" do grupo, e ainda pelo trabalho que desenvolveram nas várias "recolagens" que fizeram com dois companheiros mais "pesados" e com "noites mal dormidas".

Em "nota extra" : ficam aqui expressos os PARABÊNS e ABRAÇOS de todos os companheiros do "Giro do Mar" para o PAULO MOTA, pela passagem de mais um aniversário neste dia, ficando, assim, mais do que justificada a sua ausência.

Como "lembrete" fica de novo o convite à consulta do nosso blog nos próximos dias, dada a oportuna publicação das "crónicas" de um dos companheiros do "Giro do Mar" que participou na aventura em BTT (Porto - Santiago de Compostela), juntamente com alguns companheiros do "Gil de Sousa".

SAUDAÇÕES CICLOTURISTAS !

02 maio 2009

DIA 01 DE MAIO DE 2009

Nesta Sexta-feira, dia 01 de Maio - Dia do Trabalhador - os companheiros do "Giro do Mar" resolveram dedicar a manhã ao "trabalho de grupo", pelo que foi bastante agradável contar com doze companheiros em Miramar disponiveis a pedalar, aproveitando a manhã de Sol que se fazia sentir, apesar de algum vento, tendente a aumentar com a chegada do meio-dia.




De entre todos os companheiros presentes nesta manhã, saliento o Tino e o Paulo Mota, que têm andado mais dedicados ao BTT, bem como o Dr. Mário, companheiro desde sempre, que há muito não nos brindava com a sua companhia, dados os seus inúmeros afazeres, nomeadamente no pelouro do ambiente desta cidade de Vila Nova de Gaia.





Tendo falado dos presentes, faço aqui uma "nota-extra" sobre a ausência de um dos nossos companheiros - até pelo "cargo" de relevante responsabilidade que tem no grupo, pois trata-se do "Vice-presidente" - no encontro do "Giro do Mar" neste dia feriado, abençoado pelo calendário, já que se tratava de uma Sexta-feira. Isto porque, apesar de ser do conhecimento de alguns companheiros a razão na sua não presença, o certo é que o "canal informativo" do "Giro do Mar" obteve a dica adicional que o nosso "Vice", além da "saida noturna" que teve na vêspera, ou seja Quinta-feira - mais do que justificada, dada a comemoração em causa (que aqui fica reservada) - levou ao extremo a sua "desbunda pessoal", ao ponto de iniciar, finalmente, a sua entrada pelos caminhos da degustação dos sabores etílicos, os quais sempre repudiou nos vários repastos em que tinha participado. A "fonte" desta informação é fidedigna e sem qualquer dúvida, dada a sua constatação do facto in loco, acrescentando ainda que o nosso "Vice" entrou pelas "portas de Baco", com uma garrafa de champanhe... oxalá tenha sido de uma casta portuguesa ! Aqui fica publicamente expresso o "Bem Vindo" do "Giro do Mar" ao nosso "Vice" para a "mesa dos Homens pecadores, mas honrados, que só brindamos com o copo cheio de um bom nectar de colheita reservada"... pois deixamos a água para quem lava os ditos copos...





Quanto ao "trabalho" do "Giro do Mar" desta manhã, podemos dizer que se trataram de três horas excelentes de pedalar, convívio e "entre-ajuda" dos doze companheiros. No que respeita ao escriba destas linhas - e perdõe-me este desabafo pessoal - são estes momentos que me fazem bem à alma, que justificam e dão por bem empregue, todos os segundos de dedicação a esta causa das "bikes" que, como em tudo, terá sempre de partir do "convite" e do "empurrar" de alguém para que a "corrente" não se quebre e, pelo contrário, aumente o seu número de "elos".




Com o percurso mais ou menos delineado, partimos de Miramar, cerca das 09.15 horas, em direcção ao Furadouro, onde três companheiros resolveram "dar a volta" - o Rui, o Armando Cabral e o Zé Luis - tendo os restantes nove tomado o rumo da "Ponte da Varela", sempre num bom ritmo de pedalada tal, que o grupo resolveu seguir até Estarreja, regressando a Miramar pela EN 109, fazendo um corte pela subida da Feira, até meio, passando pela "Celeste" (que não deixa de perguntar pelo Zé Luis), vindo a "apanhar" a EN 109, um pouco antes de Esmoriz, regressando a Miramar, por volta das 12.15 horas.




O "passeio" decorreu muito bem, sem nada de negativo a registar, pelo contrário, a entrega de todos os companheiros foi total, ao longo dos cerca de 95 kms, numa média final de 29,00 kms/hora, sendo que no regresso, desde Estarreja, tivemos um vento contra nada fácil de enfrentar.




Como disse a entrega de todos foi excelente, bem como a entre-ajuda demonstrada, mas terei que salientar o companheiro Natálio, quer pelo trabalho desenvolvido em manter o ritmo do grupo, quer nas ajudas preciosas aos companheiros mais "pesados". Bem hajas, Natálio ! Assim, vale a pena andar em grupo.





Em "nota" de rodapé : alerto a todos os companheiros do "Giro do Mar" e do "Gil de Sousa" para a breve publicação neste blog das "crónicas" de um companheiro que participou na ligação "Porto-Santiago de Compostela" em BTT, durante o passado mês de Abril, e cujo teor promete revelações bombásticas e únicas registadas ao longo dos três dias de aventura. Não percam !




SAUDAÇÕES CICLOTURISTAS !