26 outubro 2009

DIA 18 DE OUTUBRO DE 2009



Nesta manhã de Domingo, apesar das nuvens que pairavam no céu e da aragem fresca que se fazia sentir, umas horas a pedalar em grupo não era "programa" para se recusar ou trocar. Infelizmente, por "isto" ou por "aquilo", os companheiros do "Giro do Mar" deram-se à perguiça !

Assim, quáse que poderia decalcar aqui a crónica relativa ao passado dia 04. Isto porque compareceram em Miramar sete cicloturistas - sendo cinco deles os que habitualmente formam o "grupo das quartas-feiras" e os dois "outsiders" : o BU e o escriba destas linhas. Ou seja, precisamente o mini-pelotão do passado dia 04 de Outubro.


Ora, as prespectivas iniciais deste "passeio" foram também iguais à do passado dia 04 : ia ser bem "animado", como veio a suceder...


Saímos de Miramar e - por obra divina, sabe-se lá - o Nelinho, logo ao passarmos na Aguda, teve um "furo". Naquele "pára e não pára" a que se seguiu, os dois "outsiders", quáse em ritmo de passeio, dando até para colocar a conversa em dia, foram indo... enquanto os restantes cinco (os mais "rodados", onde se incluia a Lady Paula - pronto, já falei em ti, espero que baste...) ficaram a resolver o contra-tempo.


O certo é que os dois "fugitivos" foram percorrendo quilómetros, vindo a ser "apanhados" um pouco à frente de Esmoriz, precisamente num local onde o terreno mais inclinava e onde o BU já "suspirava" pelos "mimos" do Natas ou do Nelinho, ou mesmo até do Fernando ! Claro está, que a conversa para os dois "outsiders" terminou aqui. Todo o "folgo" era pouco para dispender com o pedalar !


O "andamento" foi, a partir daqui, bem "animado", nunca menos de 35 kms/hora, pelo que a chegada à "Ponte da Varela" foi em horário de TGV. No que me respeita e decerto ao BU, muito nos valeu aquele "aquecimento" inicial em "velocidade de cruzeiro". No regresso passamos de novo na "Rotunda de Ovar", subindo em direcção à Feira - desta vez sem qualquer objecção do BU - num ritmo constante e sem dar tempo "a olhar a paisagem", de tal modo que acabamos a subida a pedalar a 30 kms/hora, com o BU na frente. Tal e qual...


Tomamos a direcção da variante do Europarque - neste momento, a surpresa do "passeio" - o BU arrancou na última subida, ao chegarmos a Rio Meão, de tal forma que obrigou todo o grupo a arregaçar as mangas para lhe seguir na roda, menos a "nossa" Lady Paula (afinal, voltei a falar em ti...), que sentindo um pouco o andamento levado até ali, fez a "corda esticar" por alguns metros... Único responsável : o BU.


Depois de refeito todo o "grupo", fomos "apanhar" a EN 109, um pouco antes de Paramos, seguindo até Miramar, mantendo-se o ritmo "animado" e a excelente "perfomance" do BU, ao ponto de "picar" até nos terrenos mais inclinados, como na zona da Granja, em que mais uma vez a Lady Paula (lá diz o ditado, não há duas, sem três..., voltei a falar em ti), fez "esticar a corda" por alguns metros... Único responsável : o BU.


Como figura do "treino", terei que destacar o BU, por tudo o que atrás ficou explanado, levando até o "grupo das quartas-feiras" (com a excepção da Lady Paula, como é óbvio - afinal, ainda voltei a falar em ti - mas como são pai e filha, lá hão-de "acertar as contas"...) a manifestar a sua satisfacção no comportamento demonstrado pelo nosso eterno "camisola amarela". Há muito tempo que não o viamos a pedalar com tamanha "garra" e tão boa disposição.


Chegamos a Miramar com cerca de 80 kms, numa média a rondar os 32,00 kms/hora. Apre ! Depois deste "passeio", até dispensei a "caminhada familiar", programada para a parte de tarde. O sofá já "chamava por mim" !


Para o próximo Domingo, tendo em conta a alternancia verificada no número de presenças em Miramar, espero um pelotão mais "recheado" de companheiros do "Giro do Mar". Assim o tempo o permita, pois as minhas últimas "pesquisas" no campo das previsões da meteorologia não são nada animadoras... A ver vamos ! ULTREYA !!!


SAUDAÇÕES CICLOTURISTAS !

23 outubro 2009

DIA 11 DE OUTUBRO DE 2009


Nesta manhã de Domingo - dia de eleições autárquicas - o tempo estava bem agradável para umas pedaladas em grupo, quiçá para descontrair do stress causado pelas "injeções diárias de campanhas eleitorais" e até pela indecisão que decerto ainda pairava no espirito de cada um sobre quem escolher para tomar o leme das respectivas Junta de Freguesia e Câmara Municipal, durante os próximos quatro anos.
Depois deste pequeno introito - quáse a rondar discurso politico - em Miramar, compareceram 11 companheiros do "Giro do Mar" e dois amigos (um, a convite do Armando "Enfermeiro", e outro, "pescado" durante passeios anteriores).

A partida foi serena, mas logo que tomamos a EN 109, a seguir à Granja, os habituais "rebocadores" tomaram a frente do grupo e os "ponteiros" dos conta-quilómetros aproximaram-se de imediato dos 30/35 kms/hora. Abaixo disto, só mesmo a "descer"...

O destino foi a "Ponte da Varela", sempre em bom ritmo - o que fez, desde logo, "gemer" um pouco o "amigo" convidado pelo Armando. Fizemos o regresso pelo mesmo caminho, mas desta vez, em dois grupos. Sucedeu que ao passar pelo "nosso" pelotão um outro da "concorrência", a "força de atração" funcionou de imediato. Mas, parte dos companheiros do "Giro do Mar" descuidaram-se ao reagir e a divisão do grupo foi fatal. Neste momento, face aos companheiros "descuidados" a tarefa de "saltar" para a frente coube ao Zé Maria e ao escriba destas linhas.

Quando já se avistava a "Rotunda de Ovar" fomos surpreendidos com a "chegada" ao grupo (o dos descuidados) do nosso companheiro Roger - que havia adormecido, depois de uma noite de insónias (vai-se lá saber o motivo...) - tendo ainda dado a sua "ajudinha" nos últimos quilómetros até à junção com os restantes companheiros. Sendo ainda de referir que o vento contra que se fazia sentir não ajudou em nada nesta tarefa, pelo contrário...
Após refeito o pelotão, subimos em direcção à Feira - quando demos pela "falta" do Armando "Enfermeiro" e do amigo (que decerto havia sentido o esforço dispendido na recolagem aos companheiros da frente) - cortando depois pelo "Europarque", passando por Rio Meão, até encontrarmos de novo a EN 109, antes um pouco de Paramos.
Chegados a Miramar, depois de percorridos cerca de 80 kms, numa média (já quáse normal) de 29 kms/hora, cumpriu-se mais um bom "treino". Um pouco mais tarde, acabaram por chegar o Armando "Enfermeiro" e o amigo, a precisar de aparecer mais vezes, pelo que aqui fica o "aberto" o convite !
Como figura a destacar neste dia - e aqui ficam as minhas maiores desculpas públicas por tão grave falha - terei que referir o companheiro ANTÓNIO, que estava de parabêns, pois havia celebrado mais um aninho de idade, na vêspera, ou seja no Sábado. Assim, mesmo estando já "fora de horas", aqui ficam os PARABÊNS de todos os companheiros do "Giro do Mar", com desejos de muitos anos (pelo menos enquanto fizer a "figura" do BU) a pedalar no nosso grupo.
SAUDAÇÕES CICLOTURISTAS !

07 outubro 2009

DIA 04 DE OUTUBRO DE 2009

Nesta manhã de Domingo - o primeiro de Outubro - as condições climatéricas não estavam bem definidas, pois as nuvens cinzentas eram bem visiveis, apesar do "tempo quente e abafado" que se fazia sentir.


Terão sido estas ameaças de chuva que "assustaram" os companheiros do "Giro do Mar", já que apenas compareceram em Miramar sete cicloturistas. Notou-se bem a diferença da semana passada. Tal como referi na crónica anterior, aquela manhã foi uma "boa excepção è regra". Lamento..., mas como diz o "povo" : só fazem falta os que cá estão !

Dado o "potencial" de cinco dos companheiros presentes (o denominado "grupo das quartas-feiras") previa-se um "passeio" bem "animado". E, assim, foi...

Saímos de Miramar, com um ritmo inicial "calmo" mas que após a passagem pela Granja, logo aumentou a pedalada, quando os "rebocadores" habituais tomaram a frente do grupo.

A direcção tomada foi a "Ponte da Varela", com regresso à "Rotunda de Ovar", subindo em direcção à Feira - com o habitual "voto contra" do Bu - passando pela variante do Europarque, "apanhando" a 109, um pouco antes de Paramos, seguindo até Miramar.

Com a excepção de alguns "amuos" do BU, prontamente sanados com os "mimos" do Natas, do Nelinho e do Fernando, nos "pontos" mais inclinados, o "passeio" acabou por ser excelente. Foram percorridos cerca de 80 kms, numa média a rondar os 30 kms/hora.

Oxalá que na próxima semana, o grupo aumente em número de companheiros. A verdade é que com um pelotão "variado" a animação é sempre mais diversificada.

SAUDAÇÕES CICLOTURISTAS !

01 outubro 2009

DIA 27 DE SETEMBRO DE 2009

Nesta manhã de Domingo (último de Setembro) - dia também destinado para cumprir mais um dever civico - os companheiros do "Giro do Mar" compareceram em grande número - nada menos de dezasseis - marcando igualmente presença dois amigos, daqueles que "nem precisam tocar à campanhia", já que são sempre bem vindos : o Gouveia e o Wagner !


Um "saravá" (ao jeito do Vinicius) para o "nosso" Dr. Varandas pela sua presença neste "convivio", pois há muito tempo que não nos presenteava com a sua sempre agradável companhia. Desejo que este regresso seja para se manter mais assiduamente. Afinal, tem estatuto de "fundador" do "Giro do Mar".

Com um pelotão de 18 cicloturitas - quiçã um número recorde para um treino - partimos de Miramar já passavam das 09.30 horas, havendo ainda que socorrer o Carlão que foi vitima de um furo ainda antes do tiro de partida. Nada que não se resolvesse "num abrir e fechar de olhos" com a pronta ajuda de dois ou três companheiros. Este contra-tempo ainda beneficiou o Tico (El Contador), que se encontrava "recolhido" no WC às voltas com uma indisposição de última hora.

O grupo avançava bem animado - perfilando dois a dois - em direcção a Sul, tomando a dianteira os "rebocadores" de serviço. Ao longo do passeio o pelotão foi crescendo com a colagem de um grupo de "rapazes" (juvenis e cadetes) e de mais alguns cicloturistas que rolavam na mesma direcção. De repente, as camisolas do "Giro do Mar" ficaram rodeadas de outras cores, formando-se um pelotão com mais de duas dezenas de cicloturistas.

Com um pelotão deste tamanho, o ritmo de pedalada foi aumentando, pelo que houve sempre o cuidado de recolocar os companheiros mais atrasados na forma para o meio o grupo. Neste trabalho de ajuda e com o tal espirito de grupo que sempre deve prevalecer tenho que referir o Maia, o Nelinho, o Natas, o Ferro e até o amigo Gouveia. Bem hajam, assim vale a pena fazer parte do "Giro do Mar".

O destino do passeio foi tomando o rumo da "Ponte da Varela", mas na "Rotunda do Furadouro", os companheiros mais atrasados na forma, formaram um mini-grupo de quatro e "cortaram" pela "Mata de Ovar", percorrendo assim menos quilómetros e num ritmo mais pausado.

Os restantes companheiros do pelotão - já sem os "estrangeiros" que se haviam colado - tomaram a direcção da "Ponte da Varela", regressando à "Rotunda do Furadouro" pelo mesmo caminho e cortando pela "Mata de Ovar" - que se revelou uma péssima opção, pois o piso está muito mau - vindo a "apanhar" a 109 na zona de Esmoriz, seguindo até Miramar.

Tratou-se de um agradável passeio que decorreu de forma sempre animado, com os habituais sprintes nas "metas volantes" e "pontos quentes", sendo de realçar o tal espirito de grupo que se fez sentir. Assim, vale a pena.

Como "figuras" do treino, permitam-me referir o regressado Dr. Varandas e os dois Amigos Gouveia e Wagner, estes pela sua fácil integração no grupo. Ficando ainda uma nota para o "azarado" e "felizardo" do treino : o BU, pois se por um lado teve o azar de ir ao chão (apanhou uma duna de areia ao entrar na "Rotunda de Anta"), teve a sorte de apenas sofrer uma pequena escoriação. Ainda chegou a assustar os companheiros que lhe seguiam na roda, dado o aparato da queda. Felizmente, nada de grave !

Quando o "grosso" do pelotão chegou a Miramar, com cerca de 80 kms percorridos, numa média a rondar os 30 kms/hora, já tinha igualmente chegado o "quarteto" formado pelos companheiros que não foram até à "Ponte da Varela".


Foto de Familia do "Giro do Mar" (falta o Dr.Varandas, que seguiu directamente para casa)



Mesmo tendo consciência que o número de companheiros presentes nesta manhã de Domingo foi uma excepção à regra, devo confessar que são nestes momentos - tais como as "Clássicas de Fátima", os almoços de Natal, as idas a Santiago de Compostela (mesmo não tendo participado), etc - que sinto que vale a pena continuar a pertencer ao grupo do "Giro do Mar". Obrigado a todos os companheiros por partilharem este espirito de grupo e de companheirismo, à volta de um amor comum : as BIKES.
Até Domingo próximo, pelas 09.00 horas, em Miramar !
SAUDAÇÕES CICLOTURISTAS ! ULTREYA !

"GIRO DO MAR" EM SANTIAGO DE COMPOSTELA



Numa das Quartas-feiras, do passado mês de Setembro, um "quinteto" de cicloturistas do "Giro do Mar" cumpriram uma etapa entre a cidade do Porto (Areosa City) e Santiago de Compostela.
Apesar das dificuldades com que o grupo deparou - temperaturas altas, forte vento "contra" e sem qualquer apoio móvel - o objectivo foi cumprido.


Os cinco "peregrinos" do "Giro do Mar"

Como gesto de saudação e de felicitações a todos os companheiros que inseriram este grupo aqui fica publicado este pequeno item. ULTREYA !
SAUDAÇÕES CICLOTURISTAS !