Assim, quáse que poderia decalcar aqui a crónica relativa ao passado dia 04. Isto porque compareceram em Miramar sete cicloturistas - sendo cinco deles os que habitualmente formam o "grupo das quartas-feiras" e os dois "outsiders" : o BU e o escriba destas linhas. Ou seja, precisamente o mini-pelotão do passado dia 04 de Outubro.
Ora, as prespectivas iniciais deste "passeio" foram também iguais à do passado dia 04 : ia ser bem "animado", como veio a suceder...
Saímos de Miramar e - por obra divina, sabe-se lá - o Nelinho, logo ao passarmos na Aguda, teve um "furo". Naquele "pára e não pára" a que se seguiu, os dois "outsiders", quáse em ritmo de passeio, dando até para colocar a conversa em dia, foram indo... enquanto os restantes cinco (os mais "rodados", onde se incluia a Lady Paula - pronto, já falei em ti, espero que baste...) ficaram a resolver o contra-tempo.
O certo é que os dois "fugitivos" foram percorrendo quilómetros, vindo a ser "apanhados" um pouco à frente de Esmoriz, precisamente num local onde o terreno mais inclinava e onde o BU já "suspirava" pelos "mimos" do Natas ou do Nelinho, ou mesmo até do Fernando ! Claro está, que a conversa para os dois "outsiders" terminou aqui. Todo o "folgo" era pouco para dispender com o pedalar !
O "andamento" foi, a partir daqui, bem "animado", nunca menos de 35 kms/hora, pelo que a chegada à "Ponte da Varela" foi em horário de TGV. No que me respeita e decerto ao BU, muito nos valeu aquele "aquecimento" inicial em "velocidade de cruzeiro". No regresso passamos de novo na "Rotunda de Ovar", subindo em direcção à Feira - desta vez sem qualquer objecção do BU - num ritmo constante e sem dar tempo "a olhar a paisagem", de tal modo que acabamos a subida a pedalar a 30 kms/hora, com o BU na frente. Tal e qual...
Tomamos a direcção da variante do Europarque - neste momento, a surpresa do "passeio" - o BU arrancou na última subida, ao chegarmos a Rio Meão, de tal forma que obrigou todo o grupo a arregaçar as mangas para lhe seguir na roda, menos a "nossa" Lady Paula (afinal, voltei a falar em ti...), que sentindo um pouco o andamento levado até ali, fez a "corda esticar" por alguns metros... Único responsável : o BU.
Depois de refeito todo o "grupo", fomos "apanhar" a EN 109, um pouco antes de Paramos, seguindo até Miramar, mantendo-se o ritmo "animado" e a excelente "perfomance" do BU, ao ponto de "picar" até nos terrenos mais inclinados, como na zona da Granja, em que mais uma vez a Lady Paula (lá diz o ditado, não há duas, sem três..., voltei a falar em ti), fez "esticar a corda" por alguns metros... Único responsável : o BU.
Como figura do "treino", terei que destacar o BU, por tudo o que atrás ficou explanado, levando até o "grupo das quartas-feiras" (com a excepção da Lady Paula, como é óbvio - afinal, ainda voltei a falar em ti - mas como são pai e filha, lá hão-de "acertar as contas"...) a manifestar a sua satisfacção no comportamento demonstrado pelo nosso eterno "camisola amarela". Há muito tempo que não o viamos a pedalar com tamanha "garra" e tão boa disposição.
Chegamos a Miramar com cerca de 80 kms, numa média a rondar os 32,00 kms/hora. Apre ! Depois deste "passeio", até dispensei a "caminhada familiar", programada para a parte de tarde. O sofá já "chamava por mim" !
Para o próximo Domingo, tendo em conta a alternancia verificada no número de presenças em Miramar, espero um pelotão mais "recheado" de companheiros do "Giro do Mar". Assim o tempo o permita, pois as minhas últimas "pesquisas" no campo das previsões da meteorologia não são nada animadoras... A ver vamos ! ULTREYA !!!
SAUDAÇÕES CICLOTURISTAS !