25 setembro 2009

DIA 20 DE SETEMBRO DE 2009


Nesta manhã de Domingo, com o tempo a convidar para umas pedaladas em grupo, compareceram em Miramar 13 cicloturistas do "Giro do Mar" e um convidado "especial", pois tratava-se de um pequeno amante das bikes, com apenas 14 anos de idade - o Renato.


Dos companheiros presentes, uma ressalva para o Carlão que, desde a realização da "XI Clássica Miramar-Fátima", não pedalava com o grupo.


A saída de Miramar foi - como habitualmente - sem destino bem definido, mas em direcção a Sul. O grupo foi tomando posições de dois a dois, dando uma imagem interessante e organizada de um mini-pelotão. Foi bonito de ver...


O nosso Vice, dando pela presença de um cicloturista - o Renato - que fisicamente (altura de tronco e pernas) pouca diferença fazia da sua pessoa, logo se apressou a fazer dupla com o "benjamim do grupo". Finalmente, encontrara no "Giro do Mar" uma bike do tamanho da sua... Mas, a satisfacção e felicidade do nosso Vice não durou muito tempo, já que este duo no regresso a Miramar nunca se formou... o Renato é pequeno, mas pedala como um grande !



Sempre com bom ritmo de pedalada e mantendo-se o grupo unido, o passeio foi decorrendo com boa disposição de todos os companheiros. Os "homens do leme" apontaram para a Ponte da Varela e o grupo seguiu-lhes na roda.


Ao atingirmos a rotunda em frente à Ponte da Varela, alguns companheiros (5) - o "grupo das quartas feiras" - resolveram tomar o rumo de Estarreja, pelo que o "pelotão" ficou reduzido a 8 cicloturistas do "Giro do Mar" e ao amigo Renato.
O regresso a Miramar foi feito pela "mata de Ovar" sempre em boa pedalada, apesar do grupo ter ficado "desmembrado" dos habituais "rebocadores". Depois da subida de Anta, em Espinho, houve um grupo de companheiros que decidiu não aguardar pelos mais lentos na subida, o que originou uma divisão do pelotão em dois grupos - são os tais comportamentos que tenho de reprovar, pois o tempo de espera não foi tanto assim e o espirito de grupo deixa de existir. Enfim, deve ter sido do cheiro a Mar... ou de algum assado !
A chegada ao ponto de partida - em três grupos - teve lugar pelas 12.00 horas (os dois primeiros) e pelas 12.30 horas (o grupo das quartas feiras), sendo percorridos cerca de 80 kms, numa média de quáse 29,00 kms/hora, isto no diz respeito aos dois primeiros grupos de cicloturistas. Quanto às "feras"... desconheço.
Perante as circunstâncias descritas na segunda parte do passeio, ou seja a partir do momento em que uma parte do grupo resolveu separar-se, recuso-me a indicar a "figura do treino", já que o tão desejado - pelo menos pela minha pessoa - espirito de grupo que deve existir e permanecer nos encontros do "Giro do Mar" foi esquecido por alguns companheiros.
Apenas fica uma palavra de amizade para o Renato com desejos de que mantenha ao longo da sua vida esse gosto pelas bikes (nem que seja apenas como cicloturista) e simultâneamente um pedido de desculpas pelo mau exemplo que o grupo lhe deu no que respeita ao tal "espirito de grupo" e respeito pelos mais "lentos".
Até Domingo, em Miramar, pelas 09.00 horas.
SAUDAÇÕES CICLOTURISTAS !








17 setembro 2009

DIA 13 DE SETEMBRO DE 2009

Antes da habitual "crónica" venho saudar todos os companheiros cicloturistas. Espero que as férias em geral tenham sido boas para todos. Pelo que me respeita e depois de um periodo ausente deste espaço justificado pelo gozo de férias familiares com dias de muita praia, mar e Sol, bem findados com generosos repastos, é chegada a hora de recomeçar com as pedaladas em grupo.
Assim, no passado Domingo, com uma manhã bem agradável, compareceram em Miramar, dez companheiros do "Giro do Mar", para mais um passeio de bike.
O grupo "arrancou" pelas 09.35 horas, em direcção a Sul, mas sem destino definido. Os companheiros foram agrupando dois a dois, mantendo uma passada agradável de inicio de época, sempre acompanhada de descontraida converseta - motivos é que não faltavam : desde os 4-1 do Tetra-campeão ao Leixões, até aos meandros da aventura de cinco companheiros do "Giro do Mar", numa ida a Santiago de Compostela, na passada quarta-feira.
Procurando manter o grupo sempre reunido, por maioria, foi decidido tomar o rumo da Ponte da Varela, com regresso a Miramar pela mata de Ovar.
A "voltinha" correu bem, com todos os companheiros a demonstrar uma forma fisica apreciável - mesmo aqueles que "pararam" algum tempo - pelo que até uma tentativa de fuga encetada na zona de Espinho por um "quarteto" foi anulada ao chegar ao Horto de Miramar.
A chegada a Miramar foi por volta do 12.10 horas, sendo percorridos os cerca de 80 kms, numa média próxima dos 29,00 kms/hora. Nada mau !
Quero realçar o espirito de grupo evidenciado por todos os companheiros presentes, o qual gostaria que prevalecesse futuramente. É evidente que por motivos vários - diferença de idades, forma fisica, maior disponibilidade de treinos durante a semana, etc - há companheiros que têm ritmos de pedalada mais elevados em certos terrenos, nomeadamente, nos mais inclinados.
Contudo, como o DOMINGO é o único dia em que a maioria dos companheiros do "Giro do Mar" - senão todos - podem comparecer em Miramar para convivio em grupo, apelo aos mais "pedalados" que utilizem as suas perfomances em prol dos ainda menos "preparados". Assim, será possivel fazer prevalecer o espirito de companheirismo e de união que desde sempre foi a bandeira do "Giro do Mar". Conto com todos para manter este grupo num só pelotão !
Até Domingo, em Miramar, pelas 09.00 horas, para mais umas pedaladas em GRUPO !
SAUDAÇÕES CICLOTURISTAS !