17 julho 2009
AGRADECIMENTO AOS AMIGOS DO "GIL DE SOUSA"
06 julho 2009
27 DE JUNHO DE 2009 - "XI CLÁSSICA MIRAMAR-FÁTIMA"
Neste Sábado, assim que surgiram os primeiros "raios de Sol" e os ponteiros do relógio passaram pelas 5.00 horas, os companheiros do "Giro do Mar" participantes na "XI CLÁSSICA MIRAMAR-FÁTIMA", bem como os amigos que aderiram ao evento, saltaram do calor das alcofas, pois a hora combinada para o encontro em Miramar estava aprazada para as 06.30 horas.
Já diziam os "antigos" que o tempo é "amigo" de quem merece. E assim foi com os cicloturistas, pois o dia amanheceu ameno, sem ameaça de chuva, apesar do vento, ainda fraco, que já se fazia sentir de Sul - o que ao aumentar de intensidade não ajudaria muito...
Os companheiros do "Giro do Mar" e os amigos que aderiram a esta "Clássica", entre os quais constavam alguns companheiros do "Gil de Sousa", foram chegando a Miramar, até se formar um pelotão de 24 cicloturistas. Nada mau, para esta "XI" edição !
Depois de preparadas as "bikes" e controlados os abastecimentos, quer liquidos, quer sólidos, bem como as melhores "mezinhas" de cada um, para utilizar nos pontos mais "criticos" da "Clássica", lá se foi alinhando o grupo para cumprir a hora de partida - pelas 07.00 horas - antes que o Tino entrasse em stress !
Tiradas as fotos de ocasião, quer em solitário (com ou sem bike), quer em grupo (para os arquivos da Torre do Tombo), obtidas pelo repórter fotográfico da "casa" - o mano Rui - e por "paparazzis" infiltrados, deu-se a partida simbólica para a "XI Clássica Miramar-Fátima", não sem antes haver lugar ao canto dos "Parabêns-a-Você", pois a nossa Lady Paula festejou neste dia mais um feliz aniversário - prenda melhor não teria, decerto, do que pedalar ao longo de mais de 200 kms na companhia deste grupo !
Foto de Grupo (Cicloturistas e Amigos de Apoio)
Após as primeiras pedaladas e já com a rotação de pernas concluida, o grupo foi adquirindo o seu ritmo, alinhando os cicloturistas dois a dois, com os mais "bravos" a tomarem a frente do pelotão, pelo que a velocidade média depressa se foi aproximando dos 30 kms/hora, apesar do vento de Sul que pouco ajudava.
Sempre com o "carro de apoio" à vista - para aquilo que fosse preciso - o pelotão foi "comendo" quilómetros, sem nada digno de registo, a não ser a constante boa disposição de todos os cicloturistas.
Um pouco antes de Aveiro, o nosso grupo "apanhou" outros dois grupos que igualmente tinham por destino o Santuário de Fátima, pelo que a junção foi inevitável, sendo certo que os "bravos" do "Giro do Mar", bem apoiados pelos do "Gil de Sousa", não deixaram de tomar a frente deste agora bem alongado pelotão de cerca de 50 cicloturistas !
"Giro do Mar" na frente do alongado pelotão
Os ponteiros do relógio pouco tinham passado das 11.00 horas e a indicação da Figueira da Foz - considerada a rainha da costa de prata - já se avistava, de modo que depressa o grupo chegou ao local do abastecimento sólido, onde já se encontravam os familiares e dedicadas fás dos cicloturistas (apenas dos mais charmosos, como seja o escriba desta crónica...), que haviam saido de Miramar (cerca das 09.30 horas) em autocarro disponibiizado pelo "Giro do Mar" para o efeito.
Após devorados os farneis e retemperadas as energias - havendo até quem tivesse ganho uns miminhos extra das fás e admiradoras - lá avançou o grupo (já sem "estrangeiros" na roda) para cumprir a "segunda etapa" da "XI Clássica Miramar-Fátima".
A "Lady" do "Giro do Mar" em acção nesta "XI Clássica".
Cerca de um quilometro antes de se "entrar" na rotunda de Fátima - e como previamente fora combinado - os cicloturistas foram agrupando à medida que iam concluido a escalada final até se formar todo o pelotão, ou seja os 24 que partiram de Miramar.
Depois dos abraços de satisfacção pela odisseia cumprida trocados entre os cicloturistas e com o nosso BU na frente do grupo chegou ao fim mais uma Clássica - a XI - entre Miramar e Fátima, sendo percorridos os mais de 200 kms numa média muito próxima dos 30 kms/hora.
Chegados a Fátima e depois de bem acondicionadas as bikes no autocarro, foi chegado o momento dos banhos e massagens (aqui só para alguns... os mais cansados!) na "Residencial Paregrinos de Fátima", onde contamos sempre com a simpatia da D. Teresa e do Sr. Carlos. Bem hajam !
Já bem fresquinhos e cheirosos, na companhia dos familiares, os cicloturistas rumaram ao Santuário para o cumprir de promessas e orar as preces necessárias para "saldar" os pecados de cada um.
Reunidas as tropas em hora combinada, partimos de autocarro para a "etapa" final e mais aguardada por todos (cicloturistas e familiares), ou seja o repasto na Mealhada, que este ano teve lugar no "Virgilio dos Leitões".
Com uma Direcção sempre atenta ao bem estar dos companheiros do "Giro do Mar", amigos e familiares, foi só chegar, entrar e sentar, pois a reserva já estava feita antes de sairmos de Fátima.
Depois de devorados os leitões e acompanhamentos e vazias que estavam as garrafas (em número dificil de contabilizar) de bruto, ora branco, ora tinto, seguiu-se a já famosa e imprescindivel entrega de diplomas da Belocas a todos os cicloturistas participantes nesta Clássica.
Neste dia a nossa Lady Paula cumpria mais um aniversário, pelo que serviu de motivo para os companheiros do "Giro do Mar" a presentear com a "camisola rosa", simbolo da amizade e admiração que lhe dedica todo o grupo. Seguiu-se um novo cantar dos "Parabêns-a-Você", desta vez com a colaboração dos familiares, e o imprescindivel soprar de velas, rematado com um brinde à aniversariante.
Feitas as contas e saldadas as dividas, chegou a hora do regresso a Miramar, ficando cumprida a "XI Clássica Miramar-Fátima".
A Direcção do "Giro do Mar" agradece a todos os companheiros participantes no evento, pela sua postura e entrega durante toda a "Clássica", bem como aos familiares presentes. Um agradecimento "especial" à Lina e ao Gonçalo que constituiram o "carro de apoio" dos cicloturistas desde Miramar até Fátima. E, para finalizar, o nosso obrigado aos amigos do "Gil de Sousa" que participaram na "Clássica", os quais integraram facilmente no espirito de amizade e de companheirismo que rege o grupo do "Giro do Mar", pelo que terão para sempre a "porta aberta" na realização de futuros eventos.
SAUDAÇÕES CICLOTURISTAS !